segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

A avaliação de imóveis é a definição técnica do valor de mercado dos bens imóveis ou dos direitos sobre eles e serve para apurar o real valor de mercado de um determinado imóvel ou direito, nos exatos termos em que a legislação preconiza.

Mas o que vem a ser o valor de mercado? O valor de mercado é a quantia mais provável pela qual se negociaria voluntária e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente.

A apuração do valor de mercado de um imóvel ou direito sobre ele é empregada em diversos casos, tanto dentro, como fora do âmbito judicial, em situações tais como: inventários, dissoluções de sociedades, separações, divórcios, operações de compra e venda de imóveis, aluguéis, cobranças de tributos, desapropriações, demarcações, indenizações, execuções, seguros, hipotecas, financiamentos, balanços patrimoniais de pessoas jurídicas, consórcios imobiliários, estudos de dinâmica imobiliária, dentre outros.

Podem ser avaliados imóveis urbanos ou rurais, edificados ou não, residenciais ou comerciais, horizontais ou verticais, tais como: casas, apartamentos, garagens, terrenos, salas comerciais, glebas urbanizáveis, prédios industriais, galpões, depósitos e etc.

Não é demais lembrar, entretanto, que há significativa diferença entre valor e preço de mercado.

O valor é intrínseco ao imóvel ou direito sobre ele e depende das variáveis de mercado, do ambiente onde está inserido e das técnicas adotadas para sua determinação. O valor do bem, pressupõe uma situação de negócio entre as partes envolvidas, em que não haja qualquer pressão externa sobre elas.

O preço diferentemente do valor, depende da situação em que o negócio vai acontecer, depende dos interesses pessoais e comerciais das pessoas e instituições envolvidas no processo e, portanto, sofre pressões externas, podendo ser múltiplo e variável em uma determinada faixa, dependendo da habilidade dos agentes negociadores, da economia nacional, da perspectiva de mudança na legislação, dentre outras situações.

No mercado imobiliário, de modo geral, o valor do imóvel é o primeiro parâmetro que se estabelece no início de uma intermediação de venda, compra, permuta ou locação imobiliária, razão pela qual, é de grande importância a sua pré-determinação para o desenvolvimento e sucesso das negociações.

Por óbvio, que nem sempre os valores de mercado correspondem aos preços de efetiva venda dos imóveis, o que por certo frusta a expectativa de seus proprietários ou possuidores, entretanto, são as leis da oferta e da procura que determinam o comportamento do mercado e ditam as regras na hora da negociação e fechamento da transação.

Ainda assim, é de fundamental importância a avaliação mercadológica do imóvel, para que através de um profissional especializado, se obtenha a noção clara e isenta do que realmente vale determinado bem antes de colocá-lo à venda, locação ou em especial, para as situações judiciais ou extrajudiciais que requerem avaliações do imóvel.

Fonte:

Beatriz Vinholes

Corretora e Perita Avaliadora de Imóveis

CRECI SC 19.531

beatrizvinholes.avaliaimoveis@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário